top of page

Sabia que você também pode fazer psicoterapia?

Por muito tempo as pessoas tinham vergonha em dizer que iam ao psicólogo, fazer psicoterapia era considerado coisa para “loucos”. Ainda bem que isso está mudando, estamos começando a entender que nossa saúde mental é tão importante quanto nossa saúde física. Psicoterapia não é somente para quem quer tratar algum distúrbio, ela também é um bom recurso para quem deseja se conhecer melhor e descobrir novos caminhos. Afinal, o que é psicoterapia? Como funciona? Quando fazer?


O que é psicoterapia?

Psicoterapia é um processo que poderá auxiliá-lo a refletir sobre novas maneiras de lidar com questões que geram algum desconforto emocional, seja de ordem profissional ou pessoal.


Como funciona?

O atendimento pode ser realizado individual ou em grupo, de forma presencial ou online, a qualidade do atendimento nas duas modalidades será a mesma. Geralmente a sessão tem duração de 50 minutos e ocorre uma vez por semana, em alguns casos faz-se necessário mais de uma vez por semana.

Ao longo da sessão, o psicólogo irá escutar e acolher seus sofrimentos que podem estar ocorrendo em diferentes áreas da sua vida. O profissional trabalhará junto com você para que possa fazer autorreflexões, compreender melhor seus sentimentos e emoções e assim poderá desenvolver recursos para modificar comportamentos e/ou pensamentos, gerenciar melhor os seus conflitos, tornando-se mais fortalecido para realizar mudanças e lidar com os acontecimentos da vida de forma mais segura.


O psicólogo vai me dar conselhos e falar o que preciso fazer?

Não, definitivamente não. O papel do psicólogo não é lhe dar respostas prontas e sim ajudá-lo a ampliar o seu olhar sobre as situações e clarear o que ainda pode estar confuso, ampliando sua capacidade de pensar e questionar.


O psicólogo vai comentar com outras pessoas sobre o que falo na sessão?

Não, o trabalho do psicólogo é pautado no sigilo e respeito a privacidade do paciente, apenas em alguns casos, como por exemplo quando existe algum risco de vida, o sigilo poderá ser quebrado e mesmo assim o profissional irá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias. Portanto o paciente não deve se preocupar com o que irá comentar durante as sessões, podendo falar com sinceridade sobre seus pensamentos e comportamentos mais íntimos.


Quando procurar a psicoterapia?

Você não precisa ter um transtorno mental, sofrer de depressão ou ansiedade para realizar psicoterapia. Você também pode buscar ajuda caso esteja enfrentando alguma situação que lhe gere algum tipo de desconforto emocional. Situações como separação, luto, doença, dificuldades de aprendizagem ou até mesmo situações que não são consideradas problemas, mas que podem gerar alguns conflitos como começar um novo emprego, casar, mudança de cidade, ingresso numa faculdade, chegada de um filho, entre outros.

O psicólogo poderá proporcionar um espaço de acolhimento e escuta para que você possa superar o mal-estar vivido e se sentir mais seguro e fortalecido para fazer suas escolhas.


Quem pode fazer psicoterapia?

A psicoterapia é indicada para pessoas de todas as idades, desde crianças até idosos, afinal não há idade para nos depararmos com alguma questão que nos incomoda.


Como escolher um psicólogo?

Sempre me perguntam, “estou buscando um psicólogo e parece que existem várias abordagens/linhas teóricas (psicanálise, terapia cognitivo comportamental, comportamental, analítica, Gestalt, entre outras) qual a melhor?” E eu sempre respondo que não existe uma melhor que a outra, todas têm fundamentação para a prática e o mais importante é você se identificar e se sentir acolhido pelo psicólogo.

Uma maneira eficiente de encontrar um psicólogo é pedindo indicação para outras pessoas, mas também pode buscar via internet.

Um ponto importante que o psicólogo precisa ter é o registro ativo no Conselho Regional de Psicologia (para verificar se o profissional está devidamente registrado acesse Conselho de Psicologia).


Não deixe de buscar ajuda profissional. Cuide-se!


Está precisando de alguém que lhe ajude a atravessar algum momento difícil? Acesse nossa página Integrate Psicologia e conheça nossos atendimentos.




*Viviane Mariz Alencar é psicóloga clínica, parceira do Integrate Psicologia.

Referências consultadas:

Conselho Federal de Psicologia em: https://site.cfp.org.br/


Leia também:

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Quem nunca se sentiu ansioso?

A ansiedade faz parte do ser humano, ela nos movimenta, porém quando há uma dose elevada de ansiedade pode ser prejudicial. Como saber se o que estou sentindo passou dos limites considerados saudáveis

bottom of page